domingo, agosto 09, 2009

quem inventa essas coisas?


serão bons esses dias colados a datas? quem inventou? o primeiro dia dos pais que passei sem meu pai, estava na sexta série, obrigada a escrever algo a ele. eu não queria. iria entregar a quem?
quem inventou a escola?
talvez julgassem necessário que eu conseguisse expressar alguma emoção(eu nem havia chorado), talvez tudo estivesse permeado de boas intenções, mas o fato é que odiei (queriam alguma emoção, ok, obtiveram...).
esse ano não tem aula. por conta da gripe. pensei: legal, vai passar batido. meus filhos, que todo ano sofrem a mesma questão, não precisam criar coisas e procurar alguém para entregar, vô, bisavô, tio, todos fake.
afortunadamente, esse ano acordamos sós, eu, meus dois filhos e nossos pais im memoriam. aí, minha garotinha, do fundo do silêncio desse suspenso dia, apareceu com uma linda carta, destinada a seu papai, com uma linda declaração de amor tranquila e saudosa. e me perguntou: o que faço com ela, mãe? será que papai pode ver?
dei duas sugestões, uma que guardasse, outra que queimasse. mas que de qualquer forma, com certeza ele já teria visto.
sigo sem saber se é bom ou não essas datas coladas a alguma comemoração, mas com a clara certeza do benefício que traz o nobre silêncio sem pressões sobre almas machucadas.