quarta-feira, maio 28, 2008

procurando o foco


Ontem foi um dia auspicioso por demais...prá começar, Lilian chegou às 7 da manhã, quando eu havia recém chegado e feito as oferendas no altar. Chegou e sentamos. E durante 15 min.não fizemos nada. Ah...quem dera...

Ao menos o corpo não fez nada. O relato da Lilian ao final do dia foi de que algo acontecera, ela estava menos ansiosa. Combinamos de praticar shamata impura 15min. uma semana antes de progredirmos. Ela disse que aqui em casa é mais fácil, já tem um ambiente construído, seres de sabedoria nas fotos inspirando, e companhia. Ela falava do Budha, do Dharma e da Sangha...

Eu quase não acredito que isto esteja acontecendo. Posso ver o Cebb Lagoa Vermelha nascendo. Pessoas avançando pelo corredor. Obrigada srta Lilian, de coração. Uma prática em conpanhia gera 100.000 méritos mais.Os tibetanos e seus números doidos...

Também andei serena pelo dia afora. Ao passar na faixa de segurança, ia parando quando um carro fez sinal para me dar a preferência, a mim e à minha menina de bicicleta. Consegui olhar em seus olhos e fiz um sinal de agradecimento com as mãos em prece. Deu para ver o olho dela brilhando quando acelerou e o sorriso de satisfaçaõ por ter sido gentil. Com meu coração também naturalmente satisfeito, ofereci aos Bhudas e aos seres tamanha beleza.Olhei para o céu e uma luzinha piscou.
Nossa! Que dia perfeito.

Ouso arriscar que foi minha melhor dedicação de méritos! Algo sem esforço, como ensina Lama Samten.

terça-feira, maio 20, 2008

o tema espiritismo

Ontem o tema do programa realidade foi o espiritismo, com nosso gentil e elucidativo convidado Fernando.
Bombou!!! Eram 00:45 e perguntas ainda chegavam dos nossos caros ouvintes.
Estou cada vez mais apaixonada pela rádio. Aguardo o próximo assunto com ansiedade. E o clima da mesa é ótimo, meus colegas são tudo de bom!!!! Vítor Hugo, que conheço de longa data, e Paulo Silva,gente boa e interessado.Como um bom repórter.

Longa vida ao Realidade!!!! E que todos os seres possam se beneficiar!

terça-feira, maio 06, 2008

Lagoa FM - Programa Realidade

Toda segunda às 23hs, um assunto "real". Muito incrível isso. Incrível só para redefinirmos o que é crível e o que não é...

Estava eu bem faceira, quase atingindo a realização do vazio em uma prática de Prajnaparamitta, quando o Vítor me liga e convida para fazer parte de um programa na Lagoa FM sobre a realidade.

Pois é. Forma é vazio, mas vazio é forma. Vamos dançar então!

O primeiro assunto é a badalada morte da menina Isabela. Tenho cá comigo minha singela opinião que o que matou essa menina não foi a violência e sim a hipocrisia. A violência a teria levado ao hospital com marcas de assumido estrangulamento e surra e xingamentos paternos e madrásticos.
Mas entra em cena o papel de bom pai e boa madrasta(a palavra ator vem do grego hipócrites). Como em milhares de lares brasileiros, a atuação fora de casa em nada denuncia os abusos por que passam nossas crianças, em todas as classes econômicas. Aliás, quanto a isso me parece bem mais fácil para o rico esconder seus pecados do que o pobre.

Mesmo porque sabemos que nossa cultura( ou seja, nós)não perdoamos quem assume seus erros, quem se mostra frágil é desprezado em nossa cultura(ou seja, por nós). Nós incentivamos a hipocrisia, o esconder o sujo, o se dar bem materialmente a qualquer preço, incluindo nossa saúde mental.E temos medo, aversão, a quem sai de uma cela de cadeia. Nós realmente não ressocializamos ninguém, não há perdão em nossos corações.

Nós matamos Isabelas todos os dias.

Creio que nossa convidada, na qualidade de psicóloga, pode tentar esclarecer o que leva uma pessoa a perder qualquer senso de amor, solidariedade(alguém aí ainda pensa em não se meter em brigas de casais?)...e também como podemos evitar futuras tragédias. Podemos reconhecer um perfil a tempo de modificá-lo?

Podemos criar realidades ao invéz de só testemunhá-las?

Eu tenho certeza que sim, ou não teria aceitado o convite para pensar sobre ela com o Vítor Hugo e Paulo Silva e nossos ouvintes participativos.