terça-feira, maio 06, 2008

Lagoa FM - Programa Realidade

Toda segunda às 23hs, um assunto "real". Muito incrível isso. Incrível só para redefinirmos o que é crível e o que não é...

Estava eu bem faceira, quase atingindo a realização do vazio em uma prática de Prajnaparamitta, quando o Vítor me liga e convida para fazer parte de um programa na Lagoa FM sobre a realidade.

Pois é. Forma é vazio, mas vazio é forma. Vamos dançar então!

O primeiro assunto é a badalada morte da menina Isabela. Tenho cá comigo minha singela opinião que o que matou essa menina não foi a violência e sim a hipocrisia. A violência a teria levado ao hospital com marcas de assumido estrangulamento e surra e xingamentos paternos e madrásticos.
Mas entra em cena o papel de bom pai e boa madrasta(a palavra ator vem do grego hipócrites). Como em milhares de lares brasileiros, a atuação fora de casa em nada denuncia os abusos por que passam nossas crianças, em todas as classes econômicas. Aliás, quanto a isso me parece bem mais fácil para o rico esconder seus pecados do que o pobre.

Mesmo porque sabemos que nossa cultura( ou seja, nós)não perdoamos quem assume seus erros, quem se mostra frágil é desprezado em nossa cultura(ou seja, por nós). Nós incentivamos a hipocrisia, o esconder o sujo, o se dar bem materialmente a qualquer preço, incluindo nossa saúde mental.E temos medo, aversão, a quem sai de uma cela de cadeia. Nós realmente não ressocializamos ninguém, não há perdão em nossos corações.

Nós matamos Isabelas todos os dias.

Creio que nossa convidada, na qualidade de psicóloga, pode tentar esclarecer o que leva uma pessoa a perder qualquer senso de amor, solidariedade(alguém aí ainda pensa em não se meter em brigas de casais?)...e também como podemos evitar futuras tragédias. Podemos reconhecer um perfil a tempo de modificá-lo?

Podemos criar realidades ao invéz de só testemunhá-las?

Eu tenho certeza que sim, ou não teria aceitado o convite para pensar sobre ela com o Vítor Hugo e Paulo Silva e nossos ouvintes participativos.

Um comentário:

Mundo Rock - Rock World disse...

Sou Funcionário Público Estadual, trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Delfina Loureiro, localizada no Bairro Gaúcha e também, como o bel. Vitor Hugo, apreciador do bom e velho Rock And Roll. Além disso, sou associado ao GREENPEACE, a mais conhecida e atuante Entidade de defesa do Meio Ambiente do mundo. Acompanhei alguns debates realizados no Programa Realidade e considero este um diferencial dentro da programação das Rádios em Lagoa Vermelha. Ou seja, estou de certa forma parabenizando a iniciativa. São considerações de alto nível dentro do Programa, feito por pessoas bem qualificadas.
ao mesmo tempo, gostaria de deixar aqui uma sugestão, ou melhor, quatro sugestões:
Primeira: Seria possível este Programa de Debates ser realizado por duas horas em vez de seu tempo ser de uma hora? Acho tão pouco o tempo, para questões tão importantes e para um Programa de tão alto nível...
Segunda: E existiria a possibilidade do ouvinte interagir com os apresentadores? Pois geralmente quem acompanha este Programa no horário apresentado geralmente é gente bem informada.
Terceira: Um assunto para ser abordado, é a Defesa do Meio Ambiente. É tão atual e importantíssimo, visto todas as catástrofes naturais que estão ocorrendo no mundo inteiro.
Quarta: Outro assunto é debater sobre o espaço musical do Rock hoje em dia, ao lado de variados gêneros musicais.
Fica registrado aí o meu recado.
Um grande abraço!